Web Analytics
As ferramentas de Web Analytics permitem-nos analisar o comportamento dos utilizadores num website, reunindo informações valiosas que permitem a otimização do mesmo, e em paralelo o desenvolvimento de estratégias de Web Marketing eficazes, de forma a atrair mais visitantes, potenciais clientes e ainda melhorar a experiencia dos utilizadores no website.
A informação recolhida com este género de ferramentas permite-nos ter acesso a dados, como:
- A origem dos visitantes (motores de pesquisa, e-mail, redes sociais, entre outros).
- Quais as horas/dias/meses com mais visitas.
- Quais as campanhas de publicidade online que garantem maior retorno.
- Quais as páginas do site onde as pessoas interagem menos e/ou abandonam o site.
- Entre muitas outras análises possíveis.
Vantagens:
- Análise da interactividade no site: duração da visita, páginas vistas, downloads, registos em newsletters, adição de produtos ao carrinho de compras, vendas, entre outros.
- Integração e acompanhamento de campanhas de Marketing: medição dos resultados de todas as ações (Search Marketing, E-mail Marketing, Social Media Marketing, campanhas offline, entre outros).
- Relatórios estatísticos: onde é compilada toda a informação recolhida.