As vantagens na adoção de técnicas de Responsive e Adaptive Design

No mundo atual, 27% de todo o tráfego da Internet provém de Smartphones, Tablets e outros dispositivos móveis.

Se a sua organização aposta numa presença na Internet, então deverá perceber as mais-valias provenientes do “Responsive Web Design”.

O Responsive Design é proveniente das melhores práticas do desenvolvimento web. Permite que os layouts dos sites se ajustem automaticamente aos dispositivos, sejam eles Desktops, Smartphones ou Tablets.

No entanto, o Responsive Design não é o final da linha, pois aborda problemas de layout, mas não resolve as questões importantes, como a performance Mobile e a customização dos dispositivos.

Para criar verdadeiras experiências em dispositivos móveis, precisamos de ir além de layouts em Responsive Design e criar Websites totalmente interativos e funcionais.

É aqui que surge o “Adaptive Design”, que vem trazer inúmeras vantagens para os Websites multiplataforma.

A abordagem “Adaptive" inclui elementos de Responsive Design, mas diferencia-se devido ao uso de JavaScript para adicionar interações e características que complementam o dispositivo que o utilizador está a usar.

Os Websites construídos em Adaptive Design detetam o tipo de dispositivo que o utilizador está a usar antes de carregar a página web, e em seguida, envia a melhor versão do Website para o dispositivo de destino, seja ele Desktop, Tablet ou Smartphone.

Um exemplo da construção de um Website pela Openquest sob a tecnologia Adaptive Design, é o Website do nosso cliente, Hotel das Salinas:

 

Tanto o layout como o conteúdo do site foram personalizados para enriquecer a experiência do utilizador em cada dispositivo.

Ao contrário de um Website em Responsive Design, que carrega o mesmo código em todos os dispositivos, este carrega um HTML específico para cada dispositivo.

Com esta tecnologia, as características do Website do Hotel das Salinas, são apresentadas independentemente do dispositivo, de forma a tornar mais fácil a navegação e o acesso aos conteúdos com o menor número de cliques possível.

 

Fonte: Adaptado de: http://blogs.hbr.org/2013/07/should-your-website-be-using-a/

Conheça as soluções Openquest de Responsive e Adaptive Design

Voltar
webmail
login