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Mercado português de tecnologia mantém crescimento
Telecom e Informática continuam a ser os motores do crescimento do mercado português de produtos tecnológicos, que registou um aumento de 6% no último trimestre do ano de 2013.
Em valor, o mercado terá atingido uma facturação de 707 milhões de euros, segundo os dados do índice GfK TEMAX.
O sector das telecomunicações registou um crescimento de 10,8% em valor no último trimestre do ano relativamente ao seu período homólogo.
Com um total de 465 milhões de euros, este mercado cresceu 15% em valor no ano de 2013.
Apesar da conjuntura económica não ter sido a mais favorável em 2012, nem no ano passado, o consumidor demonstrou grande apetência e vontade em ter um smartphone. Este foi o produto estrela do último trimestre e do ano de 2013. Cresceu 67% em unidades e 69% em valor comparando com 2012. De referir ainda o aumento do preço médio de 1,4%. Com esta performance 2014 apresenta-se como um ano com óptimas perspectivas para este sector e para os smartphones em particular, refere a GfK.
Na Electrónica de Consumo continuam a registar-se algumas melhorias, contudo o último trimestre ainda foi negativo, com uma quebra de 5,3% que contrasta com os mais de 20% do total do ano.
Tendo em conta que o último trimestre do ano passado foi muito negativo esta queda de 5% revela que o mercado ainda foi mais ao fundo. Apesar da época de promoções e de ofertas, este é ainda um dos sectores mais afectados, onde se destacam as colunas, muito devido ao sucesso das soundbars e claro os televisores LED que continuam a ganhar peso.
Os tablets foram o produto responsável pelo forte crescimento do sector de informática no último trimestre de 2014, representando já cerca de um terço do mercado. Por outro lado os PCs portáteis, apesar de apresentarem uma tendência ligeiramente negativa em valor (-4%), continuam a representar mais de 40%o do sector. Neste produto os segmentos ultrathin e touch continuam a ganhar importância, em tendência contrária aparece o segmento dos Netbooks que praticamente desaparece do mercado, o que faz com que o preço médio do produto esteja a crescer. Resumindo estes dois produtos representam aproximadamente 80% do sector de informática.
Fonte: AICEPI