- EN
- PT
Mercado europeu de eCommerce à espera de "boom" além-fronteiras
O eCommerce na Europa tem mostrado um crescimento rápido, mas apesar dos resultados positivos, falta aos consumidores uma maior confiança nas compras electrónicas além-fronteiras.O selo lançado pela EMOTA pretende reforçar essa confiança.
Em 2013 o comércio electrónico registou receitas de 352 mil milhões de euros no mercado europeu, num crescimento de 17% face a período homólogo.
Os valores colocaram o Velho Continente mais uma vez à frente dos Estados Unidos, que cresceu 12% para os 318 mil milhões de euros, e da Ásia-Pacífico, que acabou por ultrapassar o mercado norte-americano. As receitas do eCommerce nos países nesta região do mundo registaram uma subida de 30%, colocando os valores nos 338 mil milhões de euros.
Reino Unido, França e Alemanha representam 60% das compras online europeias.
As previsões da EMOTA, apresentadas por Walter Devenuto durante o International Ecommerce Forum em Barcelona, apontam no sentido da continuação de um crescimento rápido das compras electrónicas na Europa, nomeadamente nas vendas além-fronteiras, que irão crescer duas vezes mais do que as vendas domésticas até 2018.
Apesar da evolução positiva, actualmente apenas 11% dos consumidores faz compras online em lojas de outros países que não o seu. Os tempos de entrega, as devoluções e as garantias de serviço continuam a ser preocupações apontadas.
Do lado dos retalhistas também só 25% vendem para o estrangeiro, e aqui as vontades são em grande parte das vezes refreadas pelas diferentes leis do consumidor, pelo risco de fraude, pela distância geográfica e pelas diferenças ao nível dos impostos.
A EMOTA considera que todas as transformações que estão a ser operadas a nível europeu, nomeadamente a harmonização empreendida por Bruxelas relativamente à legislação do consumidor, irão contribuir para reverter os receios que ainda se fazem sentir face às compras além-fronteiras.
Foi também no sentido de contribuir para aumentar a confiança dos consumidores que a a associação europeia lançou recentemente o European Trustmark for eCommerce, um selo que em Portugal será atribuído pela ACEPI, conjuntamente com o selo Confiança Online local.
Fonte: ACEPI